Efeito Pigmalião: expectativas que moldam o desempenho

Já mencionei aqui o livro “The Economic Psychology of Tax Behavior” (http://www.amazon.com/The-Economic-Psychology-Tax-Behaviour/dp/0521757479), escrito pelo Erich Kirchler. O livro é essencial para quem quer entender o efeito, no comportamento tributário, de variáveis como confiança, percepções de justiça e normas sociais. E também para entender um pouco da importância da mudança de paradigmas que se verifica há mais de uma década em países da OCDE: de um modelo baseado na metáfora “polícia e ladrão” para um modelo em que os desiguais são tratados desigualmente e se assume que parte considerável dos contribuintes quer fazer a coisa certa, embora nem sempre consiga.

Ao final do livro, há uma citação do Robert Cialdini, conhecido pesquisador na área de influência e persuasão, que eu achei interessante trazer aqui, porque se aplica ao contexto tributário, ao contexto organizacional (ao qual se refere explicitamente) e mesmo ao nosso contexto familiar. Existe um fenômeno conhecido na Psicologia científica, amplamente comprovado pelas evidências, que é o efeito Pigmalião (estudado originalmente em escolas – hoje ele também é estudado no contexto de cultura organizacional). Deixo a citação (em tradução livre), que faz referência implícita a esse fenômeno, para reflexão:

 “Referindo-se à cooperação nas organizações, Cialdini observa, ‘sistemas de controle e vigilância comunicam aos empregados que eles não são objeto de confiança, propiciando o nascimento da desconfiança e do ressentimento entre eles. Quando as pessoas se sentem coagidas a executar determinado comportamento, elas podem burlar esse comportamento quando acreditam que o controle é imperfeito e elas podem escapar impunes. Por causa do fenômeno conhecido como reactance*, mesmo empregados honestos podem burlar ou sabotar sistemas de monitoramento’.”

* reactance é a reação automática e frequentemente inconsciente que o ser humano tem a ser controlado por agentes externos ou a ter suas opções de escolha e ação muito limitadas.